Image
EUI
Notícias
08 November 2024

3.º Concurso para Ações Inovadoras da EUI: Portugal destaca-se com 12 candidaturas submetidas

Profile picture for user Luis@urban-initiative.eu
UCP Portugal
Portugal entre os Estados-Membros da União Europeia com maior número de candidaturas no 3.º Concurso para Ações Inovadoras da EUI, focado na Transição Energética e Tecnologia nas Cidades, num total de 110 candidaturas europeias recebidas.

O 3.º Concurso para Ações Inovadoras da Iniciativa Urbana Europeia (European Urban Initiative, EUI) recebeu um total de 110 candidaturas oriundas de 23 Estados-Membros da União Europeia, com enfoque nos temas de Transição Energética e Tecnologia nas Cidades. Este elevado número de candidaturas destaca o compromisso europeu, incluindo de Portugal, na busca por soluções inovadoras para desafios urbanos.

Portugal destacou-se com 12 candidaturas, posicionando-se entre os países com maior número de candidaturas submetidas, apenas superado por Itália (17 candidaturas), Espanha (15 candidaturas) e Grécia (14 candidaturas). Este resultado reflete o empenho das autoridades urbanas portuguesas em liderar projetos de inovação e desenvolvimento urbano sustentável.

Das 110 candidaturas recebidas, o interesse nos dois temas do concurso foi equilibrado: 57 candidaturas (52%) focaram-se na Transição Energética, enquanto 53 candidaturas (48%) foram submetidas no âmbito do tema Tecnologia nas Cidades

O total de 142 autoridades urbanas que concorreram inclui maioritariamente cidades de pequena e média dimensão (menos de 250 mil habitantes), que representam 76% das candidaturas. Entre estas, 25% das cidades com menos de 50 mil habitantes participaram como Autoridades Urbanas Associadas, colaborando com Autoridades Urbanas Principais nas propostas apresentadas.

Os proponentes mobilizaram um total de 651 parceiros de implementação, o que resulta numa média de seis parceiros por proposta. O valor médio de financiamento solicitado ao Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) foi de 4,5 milhões de euros e o mínimo solicitado de 2,3 milhões de euros, para um máximo permitido de 5 milhões de euros.

O Secretariado Permanente da EUI está agora a realizar a verificação de elegibilidade das candidaturas, com o anúncio dos projetos inovadores selecionados previsto para março de 2025.

EUI 1
EUI 2