Image
Viana S+T+ARTS
Notícias
13 February 2025

Viana S+T+ARTS avança para a concretização de um espaço inovador e sustentável na cidade de Viana do Castelo

Profile picture for user Luis@urban-initiative.eu
UCP Portugal
O processo de reconversão do antigo Matadouro Municipal de Viana do Castelo deu um passo decisivo com a assinatura do Auto de Consignação da empreitada de execução do projeto Viana S+T+ARTS, que teve lugar a 11 de fevereiro de 2025. O projeto, um dos vencedores do 1.º Concurso para Ações Inovadoras promovido pela Iniciativa Urbana Europeia (European Urban Initiative, EUI), representa um investimento total de 6,2 milhões de euros, dos quais cerca de 5 milhões são cofinanciados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

O Viana S+T+ARTS insere-se nos valores da Nova Bauhaus Europeia (New European Bauhaus, NEB) e pretende transformar um edifício centenário e devoluto num espaço inovador, dedicado à criatividade, ao conhecimento e à sustentabilidade. Com um prazo de execução de 420 dias, a reconversão prevê a implementação de soluções inovadoras focadas na eficiência energética e na economia circular. Entre estas soluções, destacam-se o uso de materiais isolantes como cortiça e cânhamo, a reutilização de 90% dos resíduos de construção, a incorporação de 20% de materiais reciclados na obra e a produção de 50% da energia do edifício a partir de fontes renováveis, incluindo solar, eólica e hídrica.

Esta reconversão pretende posicionar-se como um ecossistema de inovação azul, combinando tradição e futuro, cultura e tecnologia, promovendo a cidade como referência em desenvolvimento sustentável e criatividade urbana. Um dos aspetos mais inovadores previstos no Viana S+T+ARTS será o armazenamento de energia renovável excedente sob a forma de hidrogénio verde, um sistema pioneiro em edifícios públicos em Portugal, que permitirá utilizar a energia acumulada durante períodos de menor produção solar ou eólica, garantindo um funcionamento eficiente e sustentável.

A intervenção prevê a preservação da identidade arquitetónica do edifício, assegurando simultaneamente melhorias significativas na eficiência térmica e hídrica. Serão substituídas janelas e portas por soluções inovadoras de alumínio e madeira reciclada, garantindo um melhor desempenho energético. O espaço será reconfigurado para permitir maior flexibilidade de utilização, integrando áreas de trabalho colaborativo, espaços expositivos, uma copa para utilizadores e um café aberto ao público.

Liderado pelo Município de Viana do Castelo, o projeto conta com a participação de diversas entidades, entre as quais a Associação Juvenil de Deão, o Itecons – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade, a Inova+, o Dinamo10 – Creative Hub, a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Com esta transformação, o antigo Matadouro Municipal de Viana do Castelo tornar-se-á um edifício de energia quase zero, cumprindo elevados padrões ambientais e testando soluções inovadoras com potencial de replicação a nível nacional e internacional. O Viana S+T+ARTS será, assim, um espaço de experimentação e inovação, onde diferentes áreas do conhecimento se cruzam para construir um futuro mais sustentável.

Para saber mais informações e para acompanhar a evolução do projeto e da obra, mantenha-se a par das novidades na página sobre o Viana S+T+ARTS no website da EUI e na plataforma Portico.